sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Quando os fins justificam os meios

Esta máxima é inspirada nas reflexões de Nicoló Di Bernardi Dei Machiavelli (Maquiavel), um dos pensadores mais discutidos de todos os tempos. E considerado um marco do pensamento moderno. Ao ensinar como um príncipe deve agir para se manter no poder, Maquiavel afirmou: “faça, pois, um príncipe por vencer e conservar o Estado, que os meios serão sempre tidos como honrosos e dignos de louvor, porque o vulgo é sempre atraído pelas aparências e pelo fato consumado” (extraído de O Príncipe).
Em Igarapé-Miri, parece que parte da sociedade política segue com rigor essa filosofia. Há uma fartura de acontecimentos, inclusive recentes, que justificam essa realidade. Quem não lembra das eleições de 2012, quando diversos candidatos a vereador almoçavam com Roberto Pina e jantavam com “Pé de Boto”? E como esquecer do “grupo dos 10” que, ainda pertencente à coligação dos vermelhos e azuis, tão logo as eleições encerraram, já havia negociado a presidência da Câmara com os amarelos?
Pois bem, depois de um ano e alguns meses das últimas eleições, vejam os senhores, algumas de Suas (que não são) Excelências já voltaram ao primeiro grupo (pois agora lhes parece conveniente eleger Helder Barbalho), mas sem abandonar o homem do posto.
Bom, até aqui não é tão difícil fazer essa conta (desde que se faça um bom esforço), já que se trata de um grupo de “aliados que vão e voltam”, a depender da correnteza das águas. Mais complicado é compreender como pessoas que até ontem travavam guerra eleitoral (atestada publicamente em palanque) hoje caminham juntas?
Então, pasmem, uma das últimas novidades da política partidária miriense é que o ex-vereador Vladmir Santa Maria Afonso (“Fuxico”/DEM), cassado por crime de caixa dois de campanha, agora integra a equipe de “lideranças” pró-Helder e Dilma, com as bênçãos do PMDB e PT de Igarapé-Miri.
Isso mesmo, o principal aliado de “Pé de Boto” nas eleições de 2012, que zombou destes últimos partidos citados, quando eleito presidente da Câmara de Vereadores, tendo defendido arduamente o governo Amaral na Casa, desta vez é aliado de Francisco Pantoja e Roberto Pina, sob a justificativa de que “está em jogo um projeto maior”.
Bom, o que levaria esses atores a um abraço de conveniência? Informações de bastidores dão conta de que Fuxico teria procurado o Deputado Federal Miriquinho Batista e o agora eleito Senador Paulo Rocha, ambos pelo PT, para pedir ajuda.
Vladimir sonha em voltar para o cargo de vereador e, como aguarda julgamento de recurso junto ao TSE, teria recebido a promessa de que esses parlamentares o apoiarão em tal empreitada. Em troca, Fuxico embarcaria na canoa que navega pelos rios do Miri com uma bandeira azul e uma vermelha na proa. É isso, os fins justificam os meios.
Fonte: Jornal Tribuna Popular, Edição nº. 08, outubro/2014        

Nenhum comentário:

Postar um comentário