sexta-feira, 15 de maio de 2015

Jovens negros são as maiores vítimas da violência no Brasil, diz SNJ

Gleicilene Monteiro

Levantamento da Secretária Nacional de Juventude (SNJ), órgão do Governo Federal (GF),  mostrou que os jovens negros são as maiores vítimas da violência no Brasil. O estudo recente diz que os negros, entre 18 e 29 anos, estão sendo violentados em seus direitos 2,5 vezes mais do que outros grupos raciais. De fato, essa realidade já era uma certeza para muitos, mas a pesquisa certamente estimulará o debate sobre a questão, sobretudo porque se trata de uma iniciativa do Governo Federal brasileiro, de onde se pode prever que haja algum interesse em atacar o problema.

Mas, o que de fato contribui para esse índice vergonhoso? Será que é um problema cultural? Falta de informação? Ou seria um caso de intolerância? Afinal, o que justifica alguns jovens de classes média e alta, com bom nível de escolaridade, cometer crimes contra homossexuais, mendigos, negros e outros grupos sociais?
Então, nota- se que o problema não está associado somente à falta de formação. Parece que ele tem raízes culturais, pois denuncia um tom de intolerância com as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário