quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cinema Comunitário será utilizado como instrumento de educação social em Igarapé-Miri

A estratégia foi pactuada nesta quarta-feira (22/01) pelos gestores da Associação de Moradores e Produtores do Bairro da Cidade Nova (ASSOMAR) e do Instituto Caboclo da Amazônia, de Cultura, Educação Popular, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável (Incam).

O Projeto Cinema Comunitário, de responsabilidade institucional da ASSOMAR, é resultado de convênio entre esta Associação e o Ministério da Cultura (MinC/GF), no âmbito do Programa Cine Mais Cultura. Este último tem entre suas funções a tarefa de ofertar aparelhos culturais como suporte ao desenvolvimento comunitário de base sociocultural.

A partir de fevereiro de 2014, a ASSOMAR contará com a parceria do Incam na execução do projeto, a priori, no contexto da cidade de Igarapé-Miri. As entidades citadas contarão, ainda, com a parceria de (pelo menos) duas organizações importantes em um processo de sensibilização como o que ora se desenha: comunidades de base e escolas públicas locais.

Servindo-se do Cinema enquanto tecnologia, os parceiros-executores do Projeto buscam desencadear um processo comunitário de educação social no município, capaz de oferecer subsídios formativos necessários à construção da cidadania.

Eis, pois, uma relevante iniciativa para formação de novas mentalidades, em um tempo de expoente negação da vida humana em Igarapé-Miri, notadamente expressa no brutal extermínio de jovens.

A primeira sessão comunitária do projeto está marcada para o dia 07 de fevereiro, às 19h, no espaço social da Comunidade Santa Bárbara, Bairro da Cidade Nova de Igarapé-Miri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário