segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Como o Prefeito de Igarapé-Miri julga o povo que ele dirige?



Testemunhas oculares, que não querem (melhor, não podem) ser identificadas, contam que em uma das últimas “conversas de esquina” entre o Prefeito de Igarapé-Miri, Ailson Santa Maria do Amaral, e populares, Sua Excelência foi interrogado por um cidadão miriense, que o questionou (aqui traduzido):
____ Prefeito, o que o senhor está fazendo pelo município? Até agora não vimos nada de avanço!
Instantaneamente, o indivíduo foi repelido pelo Chefe do Executivo Municipal, com uma resposta irônica, mas profunda. Disse o Prefeito:
____ E quem te disse que o povo de Igarapé-Miri quer alguém que faça alguma coisa por ele? Se quisesse, teria votado no meu adversário [se referindo ao Ex-Prefeito e candidato à reeleição Roberto Pina] nas últimas eleições. O povo miriense quer alguém que lhe dê comida, e isso eu estou fazendo!
A firmação de Ailson Amaral, embora sarcástica e injusta, porque referida a toda população do município (o que constitui uma generalidade irreal), provoca questionamentos de importância substantiva nos dias atuais, entre os quais: como as pessoas definem a política em seus cotidianos? Como eleitores, de um lado, e ocupantes de cargos políticos, de outro, comportam-se enquanto atores de uma sociedade política?           

Nenhum comentário:

Postar um comentário