quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Edmilson Rodrigues e Luciana Genro recepcionam ex-petistas


O Partido dos Trabalhadores (PT) perdeu, nas últimas semanas, algumas de suas lideranças e simpatizantes em Igarapé-Miri. Entre os que deixaram a instituição estão o professor Isaac Fonseca Araújo e Manoel Raimundo Pinheiro, popularmente conhecido como Raimundo Velho.
Eles não expuseram os motivos do desligamento, pelo menos até agora, mas informações dão conta de que a decisão foi tomada porque os dois teriam descontentamentos com o modo de condução do processo político e partidário que a legenda tem adotado no município, inclusive com práticas que evidenciariam a lógica “dos fins justificam os meios”.      
Com a saída do PT, Isaac Fonseca e Raimundo Velho filiaram-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), em encontro realizado no último dia 05 de dezembro, na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação do Ex-Senador da República José Nery. Nesta última quinta-feira (11/12), em ato político realizado na cidade de Belém, os agora pesolistas foram recepcionados no partido pelo deputado Edmilson Rodrigues e pela ex-deputada Luciana Genro. Na ocasião, quase 200 militantes, de diferentes partes do estado, aderiram ao PSOL. 
Em Igarapé-Miri, a exemplo dos dois, outros militantes políticos também adotaram o número 50 como legenda partidária, alguns vindos do Partido Social Cristão (PSC), o que é o caso do Sr. João Serrão de Miranda, ex-diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igarapé-Miri, e outros então simpatizantes do PT.
Críticos da política miriense já comentam que a saída desses membros pode estimular o desligamento de outros filiados, sobretudo do PT, que, já tendo governado a Prefeitura de Igarapé-Miri, enfrenta grande rejeição política no município. Segundo comentários, a situação do PMDB não é muito diferente. Aqui também existiriam filiados descontentes, já anunciando deixar o 15. Talvez não por discordância ideológica, mas por insatisfação com a forma que a direção tem se relacionado com “suas bases”.      
TRAJETÓRIA
Alguns analistas têm dito que Isaac Fonseca tornou-se uma das principais lideranças jovens do quadro petista em Igarapé-Miri, além de possuir boa penetração na região do Baixo Tocantins. Então militante do PT por 15 anos, Isaac é professor, Especialista em Gestão Pública e Mestrando em Sociologia. Foi Diretor de Economia Solidária e Secretário de Desenvolvimento do Município e já ajudou a criar e assessorar diversas organizações sociais em território miriense e na região tocantina. É fundador e editor do Jornal Tribuna Popular.
Raimundo Velho foi um dos fundadores do PT em Igarapé-Miri, há mais de 30 anos. Ajudou na conquista da Colônia de Pescadores do Município, tendo sido presidente da entidade por 04 anos. Já contribuiu com grandes debates e movimentos nacionais do seguimento da pesca e aquicultura. Exerceu os cargos de vereador pelo PT e Diretor de Pesca e Aquicultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento. 
Agora membros do PSOL, Isaac Fonseca, Raimundo Velho e João Serrão integram a Comissão Política que coordena o Partido no Município, juntamente com Adalmir Conceição e Goretti Maria Nonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário