quinta-feira, 10 de julho de 2014

População lota Barraca e clama por justiça e paz

Uma multidão tomou conta da Barraca de Sant'Ana, nesta quinta-feira (10), para participar de uma Audiência Pública sobre Violência e Violação de Direitos, conduzida pela Comissão de Direitos Humanos e Defasa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (CDHDC/ALEPA).

Estiveram presentes, como representantes da ALEPA, os Deputados Estaduais Carlos Bordalo (PT/Presidente da CDHDC), Edmilson Rodrigues (PSOL), Edilson Moura (PT) e Chico da Pesca (PROS), além do Deputado Federal Miriquinho Batista (PT-Pará).

Atendendo ao chamado da Comissão, também participaram da Audiência representantes das Polícias Civil e Militar do Pará, a Corregedoria da Polícia Civil, a Ouvidora do Sistema de Segurança do Estado, vereadores, o Vice-Prefeito e um representante do Prefeito de Igarapé-Miri.

O encontro constituiu-se uma Diligência (investigação) do Órgão de Defesa dos Direitos Humanos do Poder Legislativo do Pará junto ao município de Igarapé-Miri. A audiência foi agendada depois que o Editor do Jornal Tribuna Popular, professor Isaac Fonseca, o Vereador Josias Belo (PSC) e o Vice-Prefeito de Igarapé-Miri, Edir Corrêa (PSD),  foram à Comissão denunciar ameaças de morte que sofreram (e vêem sofrendo) do Prefeito Ailson Amaral (DEM) e/ou do irmão dele Amilton Amaral.

O início dos debates ocorridos na Barraca de Sant'Ana, nesta quinta, culminaram com o encerramento de uma Caminhada pela Paz, protagonizada por estudantes e professores do município. Uma iniciativa tomada de forma autônoma por jovens, depois dos últimos acontecimentos de selvageria ocorridos na "Nova Igarapé-Miri, a Cidade da Paz".

Os encaminhamentos da Audiência mostraram-se muito produtivos e animadores para a população miriense. De modo objetivo ficou pactuado: (1) uma reunião da CDHDC e a Ouvidora do Estado com todos os Órgãos envolvidos com a questão da segurança no Pará para negociar medidas que atendam Igarapé-Miri; (2) duas reuniões da Comissão com as chefias do Judiciário e do Ministério Público Estadual; e (3) uma audiência, a ser negociada pelo Deputado Miriquinho, com o Ministro da Justiça do Governo Federal.

A comissão local de apoio à CDHDC acompanhará os próximos passos dessa discussão e dialogará com as organizações sociais mirienses.    




Nenhum comentário:

Postar um comentário