sábado, 8 de fevereiro de 2014

Trabalhadores rurais discutem a criação de cooperativa agropecuária em Igarapé-Miri

Um grupo de trabalhadores rurais, atuantes na agricultura familiar e na pesca artesanal, está discutindo a criação de mais uma cooperativa agropecuária em Igarapé-Miri.

A base do grupo é formada por sujeitos remanescentes da COOPFRUT (Cooperativa Agroindustrial de Trabalhadores e Produtores Rurais de Igarapé-Miri), cuja unidade de beneficiamento – criada com apoio/assessoria do POEMA/UFPA e da Prefeitura de Igarapé-Miri – entrou em falência e tornou-se inativa a partir de 2007. Depois que a fábrica foi leiloada pela justiça do trabalho para pagamento de dívidas trabalhistas, a COOFRUT também foi abandonada, já que seus cooperados desiludiram-se pela perda de seu empreendimento fabril.

A última reunião de organização da nova cooperativa aconteceu nesta sexta-feira (07.02.2014), no auditório “Manoel Luiz Ferreira Fonseca”, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igarapé-Miri (STR), com a participação de lideranças do setor agrícola oriundas de diversas regiões do município.

Se for criada, a cooperativa se somará a inúmeras entidades de mesma natura já existentes em Igarapé-Miri, muitas das quais se encontram (quase) sem funcionamento. A fundação do empreendimento ainda será marcada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário